quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Barreda quebra domínio da KTM e vence especial. Després lidera por 21s

MATÉRIA COMPLETA CLIQUE EM:



Dia 10
Iquique (CHI) – Arica (CHI)

Distância Total
: 694 km
Deslocamento: 317 km
Trecho cronometrado: 377 km

Nem Marc Coma, tampouco Cyril Després. Depois de nove etapas em 2012, o Dakar conheceu um novo vencedor nas motos. Joan Barreda Bort, espanhol de 28 anos, que corre pela Husqvarna Speedbrain, conquistou nesta quarta-feira (11) a sua primeira vitória no maior rali do mundo. O piloto completou o trecho cronometrado de 377 km, entre as cidades chilenas de Iquique e Arica, em 4h18min43s, desbancando a dupla da KTM.

A última vitória de uma moto Husqvarna no Dakar aconteceu há mais de 15 anos, quando o finlandês Kari Tianen venceu a primeira especial da prova, quando a competição foi realizada entre Granada e Dacar, capital do Senegal, em 30 de dezembro de 1995.

Coma fechou o décimo dia do Dakar na segunda colocação. Catalão como Barreda, o tricampeão do Dakar terminou a especial, com um misto de praias, dunas e fesh-fesh, a 1min32s do compatriota. Marc venceu o duelo particular que trava com Després pelo título da competição. O francês, que largou na frente e abriu caminho para os demais competidores das motos, terminou em terceiro, distante 3min39s de Barreda. 


O começo da especial indicou que seria mesmo um dia diferente nas motos. Paulo Gonçalves, também da Husqvarna, foi o mais rápido no primeiro ponto de cronometragem, seguido por Barreda e Coma. Com exceção do segundo waypoint, comandado por Marc, todas as outras parciais da etapa rumo a Arica foram liderados por uma moto da montadora tcheca. Barreda assumiu a ponta a partir da quinta parcial e seguiu firme rumo à vitória antes do longo deslocamento até Arica.

Hélder Rodrigues terminou mais uma vez entre os cinco primeiros. O luso da Yamaha fechou a especial em quarto, seguido pela KTM de Jordi Viladoms. Stefan Svitko, que vem fazendo um bom Dakar, garantiu o sexto lugar com a KTM de numeral 32. Na sequência, Pal Anders Ullevalseter, também guiando pela montadora austríaca, fechou no sétimo lugar da etapa. 

Olivier Pain, com Yamaha, Franz Verhoeven, da Sherco, e Ruben Faria, com a dominante KTM, concluíram a lista dos dez melhores da décima etapa do Dakar. Paulo Gonçalves, que flertou com a vitória, terminou o dia em 12º. Duas posições atrás terminou o melhor brasileiro do dia, Felipe Zanol. Mesmo tendo cometido um erro de navegação na metade final da especial, o mineiro garantiu a 14ª, mantendo desempenho consistente em sua estreia no maior rali domundo. Zé Hélio Rodrigues, da mesma equipe de Barreda, garantiu o 27º lugar, duas colocações à frente de Denisio do Nascimento, que corre com Honda.

Com o resultado final em Arica, Cyril ainda ocupa a liderança geral do Dakar, mas sua vantagem para Coma caiu para inexpressivos 21s, deixando disputa entre os dois tricampeões da prova totalmente imprevisível, faltando ainda quatro especiais para o término do rali.

Hélder Rodrigues manteve o terceiro posto, mas está bem distante da vitória. O português da Yamaha está 45min56s de Després e é seguido por outros três pilotos da KTM: Viladoms, Svitko e Gerard Farres Guell, que foi o 13º na especial desta quarta-feira. Gonçalves segue no top-10, mesmo com o resultado ruim em Arica. O luso ocupa a sétima posição, seguido por Ullevalseter e Pain. Alessandro Botturi colocou a Itália na décima colocação da classificação geral, também com KTM. 

Na prévia dos resultados divulgados pela cronometragem, Zanol ocupa a 12ª da classificação geral, enquanto Zé Hélio subiu para 21º. Nascimento, que também vem fazendo um Dakar bastante consistente, ocupa agora a 27ª colocação na prova.

Rali Dakar, motos, classificação geral:

1
Cyril DESPRÉS
KTM
FRA

33:07:39
10 estágios



2
Marc COMA
KTM
ESP

+00:21




3
Hélder RODRIGUES
Yamaha
POR

+45:56




4
Jordi VILADOMS
KTM
ESP

+1:18:52




5
Stefan SVITKO
KTM
EVQ

+1:24:38




6
Gerard FARRES GUELL
KTM
ESP

+1:35:21




7
Paulo GONÇALVES
Husqvarna
POR

+1:41:41




8
Pal Anders ULLEVALSETER
KTM
NOR

+1:56:22




9
Olivier PAIN
Yamaha
FRA

+2:08:22




10
Alessandro BOTTURI
KTM
ITA

+2:15:51




12
Felipe ZANOL
KTM
BRA

+3:04:00




21
ZÉ HÉLIO Rodrigues
Husqvarna
BRA

+4:48:22




27
Denisio do NASCIMENTO
Honda
BRA

+6:17:16










Fonte: grandepremio.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE