terça-feira, 27 de março de 2012

Mototáxi em Itabuna


Por: Lomanto Lacerda

Presidente do Sindicato dos Motociclistas e Mototaxistas Sul da Bahia-SINDIMOTO.
E-mail: lomantoexpress@hotmail.com


Na terça-feira 14/03 estive em uma reunião que durou mais de quatro horas discutindo com o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna Wesley Melo e equipe a regulamentação do serviço de mototáxi no município. O prefeito já autorizou a secretária fazer o Projeto Lei e enviá-lo para a câmara de vereadores e eu estava lá como presidente do Sindicato da categoria para defender os interesses dos meus companheiros.

        Um dos pontos que foram abordados foi a cilindrada da moto. Fiz uma defesa da necessidade das motos que farão o serviço de mototáxi sejam superiores a 124cc por uma questão de segurança para o piloto e o passageiro, pois sabemos que um motor com menos cilindradas não possuí as mesmas respostas que um de 49cc ou 97cc em situações de perigo no trânsito. Com relação à limitação de cilindradas nos posicionamos contra, pois sabemos que cilindrada alta não é sinônimo de alta velocidade e perigo no trânsito, muito pelo contrário ajuda muito na hora que o piloto precisa de motor para livra-se de situações difíceis.

        A padronização da motocicleta é outro ponto fundamental, temos notícias que em cidade como Eunápolis  os roubos e furtos de motocicletas dos mototaxistas chegaram a zero. As motos padronizadas e com placas vermelhas costumam afastar os ladrões pelo fato das peças pintadas dificultarem o repasse em desmanches e dificultar a circulação pela facilidade de serem identificadas. Os roubos e furtos de motocicletas em Itabuna são uns dos piores inimigos dos mototaxistas e a padronização seria uma solução para esse problema.

        O colete aprovado pelo DENATRAN e o restante do uniforme dos mototaxistas facilita a visualização do usuário nas ruas passando uma maior segurança para o consumidor deste serviço e consequentemente aumentando o número de corridas e melhorando a renda deste trabalhador.

Sabemos da necessidade de cautela que esse tipo de formatação pede, mas temos pressa, pois os mototaxistas não suportam mais tanta espera.


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