quinta-feira, 5 de julho de 2012

Há trinta anos



Por: Lomanto Lacerda

Presidente do Sindicato dos Motociclistas e Mototaxistas Sul da Bahia-SINDIMOTO.
E-mail: lomantoexpress@hotmail.com


Apreendi a guiar motocicleta em 1982 quando eu completei 16 anos de idade em uma ML 125 vermelha da Honda que pertencia a meu irmão Jesuíno. Para aprender a guiar eu acordava cedo ia até a garagem da nossa casa no Bairro Conceição em Itabuna e escondido ia para a rua com a moto de meu irmão que sabia da travessura do irmão mais novo, mas fazia vista grossa.
Assim que eu comecei a tomar intimidade com a moto fui para o centro da cidade e até hoje me lembro de como era gostosa a sensação de andar de moto, uma sensação de poder e liberdade mesmo tendo passado trinta anos o prazer ainda é muito grande.
Capacete? Não  lembro de quem tinha uma moto e tinha um.
Uma manhã de julho tinha caído uma chuvinha logo cedo, à pista estava molhada e lá ia eu dar minha volta pela cidade, já cheio de intimidade com a moto de meu irmão. Descendo a Rua Professor Alicio de Queiroz em direção a Ponte do Marabá em "alta" antes de chegar na ponte vi um grande paredão de ferro formando-se na minha frente, era um ônibus desavisado que o rei das ruas precisava de pista livre para pilotar. Fui freando como em um filme de Alfred Hitchcock, até que eu dei um apertão no freio traseiro e ela "moto" caiu de um lado da rua e eu do outro dentro de uma poça de água. Com minha cacharrel furada, pernas e braços cheios de escoriações levantei e fui buscar a moto do outro lado da pista.
Chegando em minha casa com a moto arranhada o pisca traseiro arrebentado levei uma bronca de meu irmão e até hoje não paguei o prejuízo dele.
Muitos conhecidos morreram nos anos 80 e 90 em Itabuna e região por falta de capacete, eu e meus irmãos tivemos muita sorte de não ser um deles. As motocicletas também evoluíram, melhorando os freios, colocando disco e ABS em algumas, uma evolução que infelizmente não é para todos ainda, mas com certeza não tardará ter preços acessível a todos.
Há trinta anos eu andava sem capacete, fazia amor sem camisinha e fica até tarde na porta de casa com os amigos tocando violão. Estreou o filme ET, o Extraterrestre, de Steven Spielberg. É lançando o álbum mais vendido da história: Thriller, de Michael Jackson e o álbum Coda do Led Zeppelin.
Meu filho perguntou: Pai posso pilotar uma ciquentinha?
 “Não cara só com 18 anos e habilitação na mão! Outra coisa segurar na mão da namorada só com camisinha e ficar de bobeira na porta de casa só si seu pai um dia for rico para pagar vários seguranças para não roubarem o seu celular.”
O mundo é assim umas coisas mudam para melhor outras para pior, a inclusão do capacete e necessidade de leis para condução de veículos de duas rodas mudou para melhor. A segurança nas ruas cada dia anda pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE