terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alfredo Brugni, um motoqueiro com espírito de motociclista

Eufrásio Anunciação sentado na moto e Alfredo Brugni

Em uma época que todos eram chamados de motoqueiros, ele possuía todas as características que de um motociclista. Ele foi um dos primeiros motociclistas de Itabuna, nasceu em 1926, casou-se com Dona Maria Brugni , com quem teve 12 filhos, destes doze, seis estão vivos até hoje.
Dono de uma inteligência rara ganhava a vida como rádio técnico, consertando radioamadores, mas também consertava vários aparelhos incluindo hospitalares. 
Como radiamador ficou conhecido por interferir no áudio do Cine Itabuna que ficava no fundo de sua casa na Avenida Inácio Tosta Filho. Na época não existiam filtros e toda vez que Alfredo Brugni usava o radioamador e o equipamento do cinema estava ligado sua voz ecoava na sala de exibições. “Desculpa a interferência tenha uma boa matinê, usarei meu radioamador depois da seção”. O público que assistia: E O Vento Levou, Casablanca e outros clássicos ficava enfurecido com a irreverência do motociclista. 
O radioamador de Brugni junto com o espírito do motociclismo em tempos que não existia internet e a telefonia era feita por poucos telefones fixos no Brasil, por muitas vezes ajudou a localizar parentes de vitimas de acidentes na nossa região, tarefa que ele fazia e que tinha como única remuneração o prazer de ajudar o próximo.

Brugni foi companheiro de motociclismo de Alemão fotógrafo e os dois gostavam de viajar pela região onde as estradas eram poucas, mas a vontade de pilotar suas motos grandes e barulhentas era enorme.  Em uma época que Itabuna não possuía dez motocicletas, foi dono de BMW, Sunbeam, Indian, Zündapp e Norton. Era um motociclista muito cuidadoso com a manutenção e limpeza de suas motocicletas. Faleceu em 1997 aos 71 anos deixando filhos e vários netos.




A K800 Zündapp de Brugni 1933

Zündapp era uma fabricante de motocicletas de grande escala na Alemanha entre 1917 e 1984, a empresa tem uma história fascinante e suas motos, como o K800 Zündapp da foto ao lado, foram belíssimo.

O K800 Zündapp chegou em 1933 juntamente com todas as outras Zundapp a série K .

A K800 tinha um motor de quatro cilindros, com uma capacidade de produção de 797cc 26HP e enviado potência à roda traseira por meio de uma caixa de velocidades manual 4 velocidades.

O design da K800 é muito bonito, o perfil lateral da moto parece uma obra de arte moderna e o projeto do motor esteticamente atraente define-se muito acima dos padrões da época.


Um comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE