terça-feira, 2 de outubro de 2012

Entrevista


Estivemos entrevistando o Subtenente Gilson Nascimento, Coordenador do 5º Ciretran sobre mototáxi no município de Itabuna e já no final da entrevista encontramos  Vane e equipe nas suas andanças de campanha para prefeito e reafirmou seu compromisso para legalizar mototáxi em Itabuna.

Subtenente Gilson Pedro Nascimento
Coordenador da 5º Ciretran

Moto Legal: Mototáxi dentro do município de Itabuna é legal?

Gilson: Não, ainda não é legal. Embora o Presidente Lula tenha sancionada a Lei, essa Lei é clara quando diz que cabe os municípios autorizarem ou não o serviço e até agora o atual governo não enviou projeto lei para a Câmara de Vereadores para aprovação ou não. Colocando os mototaxistas na ilegalidade.

Moto Legal: Em sua opinião o serviço de mototáxi deveria ou não ser regularizado no município?

Gilson: A Lei nasce do costume e mototáxi já faz parte dos costumes do Itabunenses. É uma atividade que não tem mais como retroagir, mas precisa ser legalizada, precisa ser purificada e essa purificação só se dará com uma Lei municipal concedendo alvará de funcionamento, que seria dado pelo poder concedente que é a prefeitura aos concessionários, que darão aos mototaxistas o direito de pegar passageiros dentro das normas pré-estabelecidas.

Moto Legal: Você foi Diretor de Trânsito do governo passado e secretário de administração do governo atual. Porque você não conseguiu fazer nada pela categoria?

Gilson: Como Diretor de Trânsito tentei junto com o Promotor Público Doutor Marcio Fael um termo de ajustamento de conduta, pois naquela época não existia a profissão reconhecida de mototáxi e existia uma briga da polícia, prefeitura e mototáxi e quando eu assumir a diretoria de trânsito percebi que havia vários pais de família e não pegava bem a polícia chegar e um pai de família sair correndo, conseguimos organizar e distribuir alguns pontos. Desde aquela época tentamos dar um espírito de organização com o apoio do Doutor Marcio Fael.
Quando estive na prefeitura a Lei foi sancionada em 2011 marquei uma reunião com o Prefeito Azevedo e o Secretário Wesley Mello, já que tínhamos uma legislação federal dando poderes ao município para legalizar, mas não obtive êxito porque não houve vontade gerencial do prefeito de fazer que isso acontecesse.
Ontem estive com alguns vereadores e com o presidente da câmara e perguntei se tinha algum projeto de lei chegado à câmara sobre mototáxi e não havia chegado nada.

Moto Legal: Você fez parte do atual governo municipal é fato que o prefeito de Itabuna afirmou que não haveria legalização de mototaxi enquanto ele fosse prefeito?

Gilson: É fato. Inclusive você como presidente do Sindicato dos mototaxistas que esteve em reuniões com o prefeito também já testemunhou ele falando que não iria legalizar mototáxi.

Moto Legal: Caso o seu grupo político que você faz parte que tem como candidato a prefeito Vane, vença as eleições, vocês irão legalizar mototáxi?

Gilson: Já foi feito um compromisso público e assim que Vane for eleito iremos sentar com os mototaxista e fazer a legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE