quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dia do motociclista


Por: Lomanto Lacerda


Presidente do Sindicato dos Motociclistas e Mototaxistas Sul da Bahia-SINDIMOTO.
E-mail: lomantoexpress@hotmail.com


Pouco temos a comemorar em Itabuna neste 27 de julho dia do motociclista. Por falta de vontade política do atual prefeito municipal de Itabuna não aconteceu à regulamentação municipal do serviço de mototáxi deixando dezenas de trabalhadores entregues a própria sorte e com uma gradativa diminuição da renda devido ao ingresso diário de outros trabalhadores do setor formal, que desempregados buscam nessa atividade uma forma de prover suas necessidades financeiras.

Em compromisso firmado com a categoria há quatro anos o atual prefeito prometeu regulamentar o serviço dentro do município, para garantir a manutenção da renda destes trabalhadores e também garantir um direito já conquistado pela categoria em vários municípios do Brasil.

A não regulamentação é um escárnio com a população de Itabuna que utiliza o serviço e com toda a sociedade, pois existe Lei 12.009 que dar suporte legal a regulamentação municipal e a regulamentação do CONTRAN Nº 356, de 04 de agosto de 2011.

Entre tantos danos causados aos mototaxistas, por preconceito ou por outros interesses que não são da sociedade, a falta de padronização do serviço com grande frequência tem confundido trabalhadores decentes com marginais com utilizam motocicletas para cometerem crimes. Usuários órfãos de um serviço de transporte coletivo de qualidade e que utilizam o serviço de mototáxi em Itabuna ficam reféns da falta de padronização, pois arriscam a segurança pegando qualquer individuo com dois capacetes pilotando uma motocicleta que se apresenta como mototáxi.

Os mototaxistas surgiram no Ceará em 1995 na cidade de Crateús, em Itabuna em 1996, trazido por dois cearenses. Os mototaxistas foram perseguidos, presos e alguns espancados por autoridades da época (alguns no cenário político atual). A perseguição aberta e pública acabou, mas a velada, essa continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE