sábado, 19 de novembro de 2011

Acelerando

Comprar motocicleta só com habilitação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que pretende limitar a venda de motocicletas aos motociclistas que tenham habilitação categoria A. Para isso ele tem feito constantes contatos com deputados federais no intuito de criar projeto de lei que dê suporte as suas intenções.
A medida é mais uma daquelas que visam tirar o foco do verdadeiro problema que é a causa dos acidentes.
Tirar o direito de um cidadão ou uma cidadã de comprar um bem mesmo não sendo habilitado para usá-lo fere princípios de liberdade conquistados no país.
Como ficaria o caso de empresas que seus proprietários não possuem habilitação categoria A? Como ficaria o caso de pessoas que compram motocicletas para o uso de parentes e não é habilitada categoria  e por ser o comprador  preferem que o bem permaneça em seu nome?
Sabemos que muitas motocicletas principalmente na região nordeste são financiados em nome de aposentados para parentes usarem como força de trabalho. As financeiras no Brasil são rigorosas na aprovação de crédito principalmente para autônomos.
Minha irmã comprou um computador que nunca usou, será que ela tinha que ter tirado a nota em nome de minha sobrinha que é quem usa de fato?
Porque só moto? Porque carros também não?
Vejo por detrás dessas medidas uma tentativa de conter as vendas de motos no Brasil, vejo uma tentativa de transformar o Brasil em uma pátria de quatro rodas.
O ministro que deveria incentivar medidas educativas e punitivas para os condutores que usam motocicleta de forma inadequada está tentando conter as vendas de motocicletas que geram milhares de empregos em todo o país.
Medidas absurdas como essas caso sejam aprovadas jogam o país mais ainda na compra de motocicletas por laranjas que sejam habilitados e criam uma verdadeira fábrica de contratos de gaveta para veículos duas rodas.
Excelentíssimo senhor ministro da Saúde deveria sim, sem medo de perder apoio político, cobrar das prefeituras que possuem o trânsito municipalizado medidas para coibir o uso de motocicletas por condutores sem habilitação e sem equipamento de segurança e onde não é municipalizado cobrar dos Estados à mesma atuação.
Vamos combater a causa da dor ministro, não adianta ficar tomando analgésico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE